Por: Alessandra Morita
Novo formato voltado a itens frescos é a primeira novidade da empresa após anúncio da saída do modelo de hipermercados. Roll out da bandeira poderá ocorrer também por meio de aquisições
A primeira unidade Pão de Açúcar Fresh abre suas portas amanhã (29/10) na cidade de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, marcando a entrada do GPA em um formato que tem foco em produtos frescos e a missão de concorrer diretamente com varejos especializados em hortifrútis, além de peixarias, padarias, açougues e até feiras livres. A novidade chega 14 dias depois de a companhia anunciar a saída do negócio de hipermercado e a venda de 71 lojas do formato para o Assaí. Esse “novo GPA” tem foco reforçado no e-commerce e no modelo de supermercados, canal em que o apelo a preço é muito menor e a experiência em loja surge como um fator importante na escolha do cliente.
Para enfrentar competidores que têm a seu favor recorrência de compras, proximidade com o cliente e que operam produtos de maior valor agregado, faz todo sentido jogar as fichas na principal e mais rentável marca da companhia. “O modelo Fresh é o terceiro formato da família Pão de Açúcar”, afirma Frederic Garcia, diretor de negócios especializados do GPA. Os outros são os supermercados tradicionais, que levam o nome da “marca-mãe”, e o Minuto Pão de Açúcar, de proximidade.
No formato Fresh, os hortifrútis ocupam 50% do espaço, enquanto numa loja tradicional do Pão eles respondem por 12%. Nessa primeira filial, que tem área de vendas de 450 m2 (o modelo pode chegar a 700 m2), o sortimento é de 5.500 itens, que contemplam ainda açougue, peixaria, padaria, balcão de frios e de queijos e sushis. A mercearia também está presente, com um papel complementar. Com esse mix, o objetivo é atender sobretudo compras de reposição.
“A ideia é abrir mais 15 a 20 unidades Pão de Açúcar Fresh no ano que vem. Vamos aprender muito com essa primeira experiência, sobretudo no atendimento. As lojas especializadas em hortifrútis de bairro são vistas como vizinhas pelos clientes. As pessoas com mais idade, por exemplo, gostam de receber suas frutas em casa. Vamos ter uma equipe para fazer isso e chamar o cliente pelo nome”
Jorge Faiçal, CEO do GPA
Até o final do ano, a empresa prevê a abertura de mais uma loja com a bandeira. A expectativa é de mais 15 a 20 unidades em 2022. O alvo são locais onde existam supermercados do Pão de Açúcar instalados e bairros com alta densidade em São Paulo, embora outros estados também estejam sendo avaliados. Além da expansão orgânica, poderão ser feitas aquisições. Jorge Faiçal, CEO do GPA, lembrou que a empresa fez caixa de R$ 5,2 bilhões com a transação envolvendo a venda de 71 lojas do Extra Hiper ao Assaí. “Desse total, R$ 1,2 bilhão será destinado ao nosso plano de expansão, considerando todas as marcas e formatos”, afirma. Só no segmento de proximidade, a ideia é dobrar, nos próximos três anos, as atuais 92 lojas da bandeira Minuto Pão de Açúcar.