Carrefour lança gôndola dedicada a produtos de comunidades tradicionais da Amazônia

O Programa “Floresta Faz Bem” é uma das iniciativas que visam transformar e repensar o modelo de negócio

Em uma iniciativa inédita, o Grupo Carrefour Brasil lança o Programa “Floresta Faz Bem” com gôndolas exclusivas de produtos produzidos por povos indígenas e comunidades tradicionais, como Uruará, Cacauré de Mocajuba e comunidades ribeirinhas da Rede Terra do Meio e rios Madeira e Amazonas. A varejista é a primeira rede a lançar uma iniciativa desse porte no Brasil.

O Programa “Floresta Faz Bem” é uma das iniciativas que visam transformar e repensar o modelo de negócio para uma abordagem cada vez mais regenerativa da cadeia de produção alimentar. É um programa que envolve apoio para o desenvolvimento e crescimento dos produtores de comunidades locais e no processo de cadastro, logística, além de adaptação às regras comerciais para viabilizar seus negócios.

Os produtos à venda incluem chocolates orgânicos, café, geleias, cacau, mistura para bolo e até mesmo um supershake da Floresta Amazônica, que reúne ingredientes locais, como açaí, babaçu, castanha, cogumelo, cumaru, pimenta cumari, entre outros. No total, são 14 linhas e a maioria delas possui mais de uma variedade, a exemplo do chocolate orgânico Warabu, vendido em quatro formatos diferentes, ou a geleia Deveras, disponível em três sabores.

As gôndolas estão disponíveis de maneira piloto em duas unidades de hipermercados Carrefour na capital paulista: no Paseo Alto das Nações e Jardim Pamplona Shopping. A próxima inauguração será em Brasília, no Brasília Sul.

Lançamento

O lançamento do programa contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. A inauguração foi realizada no hipermercado Carrefour do Jardim Pamplona Shopping, na região dos Jardins, em São Paulo, na sexta-feira, 19. Segundo o ministro, a iniciativa abre uma nova modalidade de compras da agricultura familiar pela rede privada.

“O Carrefour sai na frente com esse projeto. O consumidor está preocupado com a Amazônia e com o futuro do planeta. E agora temos uma gôndola com produtos da floresta, certificados e sustentáveis que podem manter a floresta em pé e, ao mesmo tempo, dar uma alternativa de sobrevivência digna a quem mora na Amazônia e a quem está vinculado à agricultura familiar”, afirmou Teixeira. Ele espera que a iniciativa seja expandida e que os clientes possam consumir produtos da agricultura familiar e da floresta, mantendo-a em pé e fortalecendo os agricultores familiares do País.

“Nossos grandes objetivos do programa são conectar e incluir pequenos produtores ao mercado formal, fortalecendo o desenvolvimento sustentável de suas localidades, contribuir para a preservação de ecossistemas por meio de processos produtivos com abordagem regenerativa e fazer desses produtos instrumentos de conscientização e engajamento, possibilitando ao consumidor fazer escolhas que contribuem positivamente para a proteção da biodiversidade”, afirmou a diretora sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, Susy Yoshimura.

Marcelo Salazar, CEO da Mazô Maná, a fabricante do supershake da Amazônia, conta que estar conectado ao “Floresta Faz Bem” é uma oportunidade importante para geração de valor. “A Mazô Maná nasceu para nutrir o mundo com a abundância e a sabedoria da Floresta Amazônica, e agora temos a oportunidade de gerar ainda mais valor e bem viver para as comunidades da Amazônia, reconhecendo os povos que nela habitam e os serviços que eles prestam pela conservação da biodiversidade”, disse o executivo. Para Salazar, a parceria estimula o consumo de Mazô Maná por meio das lojas selecionadas pelo projeto e potencializa o propósito da empresa em participar da criação de um modelo econômico que reconheça os aprendizados construídos ao longo de milênios pelos povos originários.

Gabriela Maldonado, gerente comercial da Viva Regenera, comentou sobre o seu entusiasmo com o projeto e a parceria. “É uma honra ter nosso Cacau Ativado da Floresta ao lado de produtos com propósitos tão significativos e amigos da floresta. Ele simboliza a união de uma rede que promove o comércio ético, com garantia de origem, transparência, rastreabilidade da cadeia produtiva, ou seja, faz parte de uma história de transformação, na qual cada gesto contribui para um grande impacto positivo na vida das pessoas e do planeta”, concluiu.

Imagens: Divulgação

Fonte: Mercado & Consumo