O crescimento da oferta dos produtos ecológicos nos supermercados

Consumidores mais conscientes impulsionam a venda de itens e marcas sustentáveis

Por: Redação Super Varejo

Os supermercados têm registrado um aumento significativo na oferta e busca por produtos sustentáveis e com certificações ambientais, acompanhando uma tendência global de consumo mais consciente. O brasileiro, cada vez mais atento aos impactos de suas escolhas no meio ambiente e na sociedade, tem buscado alternativas que minimizem os danos causados pela produção e consumo. Essa mudança é visível nas prateleiras, que hoje oferecem uma variedade maior de itens como, por exemplo, alimentos orgânicos, produtos com embalagens recicláveis e marcas que adotam práticas de comércio justo e respeito ao meio ambiente.

Esse movimento não é restrito a um segmento específico de itens ou cestas, mas abrange desde alimentos até cosméticos, roupas e produtos de limpeza. As certificações ambientais, como as de orgânicos e produtos com selo de carbono neutro, por exemplo, têm se tornado mais comuns, e muitas empresas estão investindo em estratégias de transparência para destacar suas práticas responsáveis. Além disso, as marcas estão cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade de seus processos produtivos, o que acaba atraindo consumidores dispostos a pagar mais por itens que atendam aos critérios éticos e ecológicos.

João Gazzola, sócio da Horta Alimentos, empresa que aposta em uma cadeia de produção sustentável, conta que, no caso da marca, o compromisso é priorizar o uso de matéria-prima proveniente da agricultura familiar, reconhecendo a importância desse fluxo direto. “Além de garantir produtos de qualidade superior e frescos, essa prática nos permite evitar que os lucros fiquem com os atravessadores. Esta é uma das principais medidas adotadas pela empresa, que, apesar de ser jovem, com apenas três anos no varejo, têm buscado entender profundamente toda a cadeia produtiva”, afirma.

Outro ponto que chama a atenção do empresário é a composição do plástico utilizado nas embalagens. “Optamos por materiais recicláveis e que aceleram o processo de decomposição, o que as torna mais sustentáveis em comparação com outras opções do mercado. Para nós, este é o principal ponto a ser abordado quando falamos em sustentabilidade, já que, mesmo com selos de reciclagem, muitas embalagens não são efetivamente recicladas”, alerta Gazzola.

Para os supermercados, o desafio tem sido equilibrar a crescente demanda por produtos sustentáveis com a necessidade de atender a uma base de clientes ampla, com diferentes faixas de poder aquisitivo. Apesar disso, a tendência de “comprar com propósito” tem se mostrado lucrativa, e muitas redes já começaram a expandir suas linhas verdes. Além disso, o preço de muitos desses produtos tem se tornado mais acessível com o tempo, impulsionado pelo aumento da oferta e pela produção em maior escala, o que contribui para sua popularização.

Fonte: Super Varejo