Edição 2015/2016
por: Vera Campos
Vendas de “Orgânicos” crescem 172,7% nos últimos cinco anos e as de produtos para quem sofre algum tipo de intolerância avançam mais de 200%
No Brasil, as vendas de produtos alimentares ligados à saúde e ao bem-estar crescem a passos largos. Praticamente dobraram entre 2010 e 2015, passando de US$ 14,251 bilhões para US$ 27,46 bilhões. Nesse mercado, o segmento dos “naturalmente saudáveis” – produtos não orgânicos como cereais, sementes, grãos, sucos integrais e água mineral – encabeça a lista, com faturamento de US$ 11,28 bilhões em 2015. De 2010 a 2015, as vendas dessa categoria mais que dobraram, crescendo 114,4%. O desempenho de “orgânicos” também foi exemplar, com aumento de 172,7% em vendas nos últimos cinco anos e faturamento de US$ 79,2 milhões em 2015.
A melhor performance dos últimos cinco anos, no entanto, coube ao segmento de bebidas e de alimentos para quem tem algum tipo de intolerância. As vendas passaram de US$ 50,3 milhões para US$ 156,7 milhões, um salto de 211,5%. Afinal, a lactose, o glúten e o açúcar vêm sendo cada vez mais cortados da dieta de pessoas diagnosticadas com diferentes graus de intolerância a essas substâncias. A doença celíaca, desencadeada pela ingestão do glúten, atinge, no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas, segundo a Federação Nacional das Associações dos Celíacos do Brasil. De acordo com o médico Drauzio Varella, cerca de 70% da população adulta sofre de algum grau de intolerância à lactose e, portanto, tem dificuldade ou até incapacidade de digerir produtos lácteos (leite de qualquer origem animal e seus derivados). Mas não somente os intolerantes e os alérgicos têm procurado produtos sem glúten ou sem lactose. Esses produtos ganharam status de alimentos saudáveis e de bons companheiros na redução de peso.
De olho na tendência, a indústria se esmera em atender o consumidor e amplia linhas de produtos. A crescente variedade conquista espaço nas prateleiras. Afinal, oferecer alimentos e bebidas saudáveis, orgânicos e/ou sem glúten ou lactose é hoje uma poderosa arma para fidelizar clientes.
Uma das grandes empresas do ramo, a Jasmine tem hoje um portfólio com 170 itens, divididos em oito categorias: Orgânicos, Funcionais, Biscoitos, Cereais Integrais, Snacks, Sem Glúten, Adoçantes e Cereais Matinais, e promete ampliar bastante a linha. Os produtos são distribuídos por todo o Brasil e em outros países da América Latina. A diversificação de produtos e expansão das linhas se intensificou a partir de 2010. De acordo com Liza Schefer, gerente de Comunicação e Marketing da Jasmine, as vendas crescem ao ritmo de 15% nos últimos anos.