Ferrari Stella Comunicação foi criada em 1989 na capital paulista e seguiu como uma agência de marketing e publicidade comum até seu sócio-fundador, Miguel Ferrari Stella, se encantar com o setor de produtos orgânicos e sustentáveis, em 2001. “Assisti a uma palestra e percebi o quanto os produtos convencionais podem ser prejudiciais à saúde dos consumidores. A partir daí, comecei a me interessar sempre mais, pesquisar muito e descobri como esse setor, que denomino segmento dos românticos, por ser ainda altamente ideológico, tinha muitas carências e lacunas a serem preenchidas, particularmente na capacitação de produtores e processadores para vender ao varejo”, lembra o executivo, ressaltando que àquela época o comércio desses produtos estava restrito a feiras livres e poucos varejistas de porte. A guinada definitiva da agência para atuar mais fortemente no setor viria apenas em 2004, quando desenvolveu basicamente com recursos próprios o projeto “Espaço Orgânico & Natural”, com apoio institucional da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados e do IBD Certificações, lançado no ano seguinte. O projeto reunia várias ferramentas de marketing para interação de forma integrada de produtores e varejistas, como a 1ª. Cartilha Orientativa ao Varejo; exposição e degustação de produtos orgânicos e naturais, industrializados e in natura; realização de diversas palestras em associações regionais de supermercados; anúncios em revistas trade; e rodadas de negociações. “Parte da viabilização econômica do projeto se deu através da venda de cotas de patrocínio para 20 empresas do segmento”, recorda. O projeto foi um sucesso e dele nasceu a primeira “Semana de Orgânicos em Supermercados”, que mais tarde seria transformada pela então ministra do Meio Ambiente, Marina da Silva, na “Semana Nacional de Produtos Orgânicos em Supermercados”, realizada sempre na última semana de maio em todo o Brasil. “Hoje, depois de tantos anos desta iniciativa e impulsionados pela demanda crescente de consumidores que buscam saudabilidade, os produtos orgânicos e naturais estão presentes em diversas seções de um supermercado, como também em outros segmentos do varejo, como padarias, bares e restaurantes, hotéis e muito mais. Vejo muito do nosso trabalho desbravador nesses resultados, de conseguir resolver questões problemáticas que eles não conheciam e que para nós, que já tínhamos bastante experiência com o varejo convencional, eram rotineiras”, reflete Miguel. A Ferrari Stella Comunicação atua no varejo desde 1993, criou a comunicação trade entre a indústria e o varejo, que lhe rendeu cinco prêmios do mercado publicitário. É, hoje, especializada em projetos integrados de comunicação trade com foco em gerenciamento de categoria, presta consultoria editorial e trade para a indústria e o varejo. O portfólio inclui extensa lista de clientes, ativos ou já atendidos, como a Nestlé Food Services, Visanet, Grupo Lund Editoras, Saint Gobain, Sadia, Unilever, Aurora Alimentos, ABCS – Associação Brasileira dos Criadores Suínos, entre os principais. “Temos parcerias com as principais entidades que regem o varejo, como ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e da AMITur – Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo.” Miguel Ferrari Stella – Sócio-fundador da Ferrari Stella Comunicação e da Ferrari Trade & Marketing, é publicitário há 37 anos, consultor de Marketing Editorial e Trade Marketing da indústria e do varejo, também é diretor de Marketing Consultivo da AMITur (Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo) e da ABRESI (Associação Brasileira de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo). Ganhador de cinco Prêmios: três Colunistas Brasil, pela ABRACOMP (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda) e mais o prêmio de Feira em Comunicação Trade (Grupo Lund Editoras Associadas) e o Top of Mind Brasil (INBRAP – Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública). Especializado em planejamento estratégico de comunicação e desenvolvimento de categorias no varejo, em 1994 criou a comunicação trade da indústria com o varejo, mudando a linguagem publicitária entre esses setores. Em 2005, criou o “Espaço Orgânico & Natural”, em parceria com a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), IBD Certificações e o MMA (Ministério do Meio Ambiente), o que impulsionou a criação da “Semana Nacional de Alimentos Orgânicos em Supermercados”.