Por Miguel Ferrari Stella.
Diretor da Ferrari Stella Comunicação
Em fase de consolidação, o mercado de orgânicos cresce a passos largos no Brasil, incentivado pela preocupação da população com a saúde e os efeitos nefastos dos insumos químicos sobre os alimentos, as pessoas e o meio ambiente. Apesar da crise econômica que assola o País, promovendo desemprego e redução no consumo, a demanda por alimentos e bebidas com apelo saudável continua em alta, conforme mostramos nesta Edição 2016 do Catálogo Nacional de Produtos Orgânicos, Naturais e Sustentáveis. Atentos a essa tendência, produtores e processadores vêm ampliando o portfólio de produtos e a distribuição de orgânicos, fazendo-os chegar a vários pontos de venda e também a restaurantes, hotéis e padarias. Grandes indústrias que não ofereciam itens com apelo saudável estão se lançando nesse mercado, para não perder competitividade. Em países desenvolvidos e em outros em desenvolvimento, a produção de orgânicos e de saudáveis também continua em escala ascendente. É imprescindível, porém, que os produtores do segmento verde se conscientizem da necessidade de gerenciar suas categorias no ponto de venda, a exemplo do que faz a indústria convencional, a fim de fazer seus produtos girar nas prateleiras.
Sentimo-nos orgulhosos de contribuir para a evolução do setor por meio deste Catálogo de Produtos Orgânicos, Naturais e Sustentáveis e do portal Varejo www.espacoorganicoenatural.com.br.
A ampliação do número de empresas participantes desta edição confirma que estamos no caminho certo: é o reconhecimento da seriedade de um trabalho que começou em 2003 e se firmou a partir de 2005, com a criação do projeto “Espaço Orgânico, Natural & Sustentável” – uma prestação de serviços destinada a aproximar e a incrementar negócios entre produtores e varejistas, fornecer consultoria e disseminar o conceito e o gerenciamento dessa categoria de produto, do qual o Catálogo e o portal fazem parte. Já em 2005, demos início à realização anual da Semana Nacional de Produtos Orgânicos em Supermercados, em parceria com a Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS). Nesses anos todos continuamos firmes em nossa missão de informar, orientar e introduzir, no varejo, novos fornecedores do segmento saudável.
Boa leitura e bons negócios!