Por Redação SA Varejo – 01/02/2019
Formato híbrido abriu as portas em fase piloto
O GPA já começou a testar um novo formato de loja, que combina mercadinho e drogaria. O projeto piloto está em andamento e a primeira unidade foi aberta no tradicional bairro da Mooca, na zona leste paulistana.
Esse modelo híbrido de farmácia e mercadinho é apenas uma das novidades do GPA. Além de experimentar novos formatos de loja, Peter Estermann, presidente da empresa, destaca que entre as metas para este ano está aprimorar o ecommerce, mantendo a liderança na venda online de alimentos. “No ecommerce alimentar, o negócio tem de ser viável. A última linha tem de ser positiva”, resume o executivo.
Nesse intuito, o GPA implantou iniciativas que visam reduzir entraves logísticos. Uma delas foi começar a utilizar o estoque de 70 lojas para atender pedidos online de consumidores que moram perto desses pontos de venda. Outra decisão foi utilizar um hipermercado Extra da região do Morumbi, zona sul de São Paulo, como uma espécie de mini centro de distribuição. Além de atender algumas compras pela internet, a unidade ajuda também no abastecimento de lojas do Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar, bandeiras de proximidade que necessitam receber mercadorias constantemente.
Super App
Com os aplicativos de Pão de Açúcar e Extra cada vez mais relevantes entre os consumidores, o GPA se aproxima de startups e definiu, no final do ano passado, a compra do app de entregas James Delivery. Uma plataforma própria de pagamento também está no radar da empresa. Com o tempo, a empresa pode ter o seu “super app”, denominação utilizada no setor de tecnologia por influência do sucesso do We Chat, que na China é utilizado como provedor de uma série de diferentes serviços aos consumidores.
Fonte dessa matéria: SA VAREJO