A oferta de hortaliças, verduras e legumes no Brasil vem passando por mudanças nos últimos anos, seguindo uma tendência dos consumidores, observada aqui e lá fora, que prioriza mais a qualidade dos alimentos que vão ao prato, valorizando suas propriedades nutracêuticas, atribuídas a alguns produtos classificados como funcionais.
“No País, essa tendência tem sido impulsionada pelo crescente interesse pela gastronomia e pela busca, por boa parte da população, de excelência na qualidade de vida e melhor saúde, que inclui, necessariamente, uma alimentação mais saudável e equilibrada”, ressalta o engenheiro agrônomo Carlos Antônio dos Santos, doutorando em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Segundo ele, a difusão da agrobiodiversidade oriunda da agricultura orgânica tem criado uma clientela de consumidores receptivos a novidades e lançado novidades que ofereçam mais valor aos alimentos diferenciados, não só quanto ao aspecto e sabor, mas também às boas práticas no campo.
“Hoje em dia, os grandes destaques nas prateleiras dos mercados e nos cardápios dos restaurantes têm sido as hortaliças, além de outros produtos orgânicos, como as mini-hortaliças, alguns alimentos de elevado valor nutricional ou biofortificados e algumas plantas alimentícias não convencionais (PANCs) ou pouco conhecidas pela maioria dos consumidores”, pontua Santos.
Fonte dessa matéria: CIO Orgânicos