O atacarejo foi o canal onde houve o maior avanço nas vendas de marcas premium, subindo de 24,1% em 2020 para 25,4% em 2021, segundo a pesquisa “Tendências de consumo e importância do atacarejo no varejo moderno”, feito pela Nielsen IQ. O levantamento mostra ainda que o C&C já representa 20% das vendas totais do mercado brasileiro e continua sendo destaque de crescimento em valor.
Com as vendas Total Store o C&C junto com Farma são os destaques no varejo moderno no 2021, mas se observa a desaceleração do crescimento ao longo do ano em todos os canais. No período, a variação de valor do C&C apresentou expansão de 15,4%, enquanto Farma cresceu um pouco mais, 15,6%. Já o Hiper apresentou recuo de 3,4%.
O C&C também ganhou participação em todas as regiões, sendo Rio e regional onde tem a menor participação, enquanto Centro Oeste e Nordeste registram participação superior a 50%.
A pesquisa da Nielsen mostra que alimentos foi a cesta que mais penalizou o orçamento do consumidor. No ano passado, alimento apresentou alta de 29,8% ante 2020, enquanto bebidas cresceu 16,6%, H&B, 11,7% e Limpeza, 16%.
Além do aumento dos preços, 1/3 dos brasileiros sofreram com redução de renda durante a pandemia. Essa queda se refletiu em cortes de consumo com o objetivo de manter o essencial. Para equilibrar o orçamento, as pessoas tomaram diversas atitudes como redução do consumo fora do lar e serviços supérfluos, diversificou os canais buscando custo-benefício, reduziu idas ao ponto de venda, optando pela compra mensal, mudou o tamanho da embalagem, visando opções de desembolso, optou por marcas mais baratas, reduziu o volume e passou a racionar a compra.
Fonte: SA Varejo