A pesquisa também mostrou que, mesmo após a volta ao presencial, os consumidores ainda seguem comprando no canal virtual com mesmo volume
Com o avanço da vacinação e a retomada gradual da normalidade, os consumidores brasileiros voltaram a ir presencialmente para restaurantes, sem diminuir os hábitos de compra online. Esse foi um dos insights da Visa Consulting & Analytics (VCA), que analisou as transações de pagamentos realizadas por cartões Visa durante todo o primeiro trimestre de 2021 e 2022 em restaurantes e fast-food e descobriu um aumento de 74% nas transações presenciais e online Visa desde o ano passado.
Em uma análise mais focada nas transações presenciais realizada com cartão, comparando o ano passado com este ano, foi visto um crescimento de 90% no número de operações. Além disso, o estudo mostrou que os estados com o crescimento mais expressivo foram o Amazonas, Minas Gerais, Bahia, Sergipe e Amapá.
A pesquisa também aponta que, mesmo após a volta ao presencial, os consumidores ainda seguem comprando no canal virtual, que segue sendo representativo para restaurantes e empresas de fast-food. Durante os três primeiros meses de 2022, a quantidade de transações online com Visa se manteve no mesmo patamar em comparação com o mesmo período em 2021.
“Mesmo com o retorno das pessoas aos espaços físicos, o modelo de pedidos online continua uma tendência entre os consumidores pela sua praticidade. Tivemos um crescimento na representatividade das transações virtuais em relação ao total de pagamentos realizados com Visa”, comenta Oscar Pettezzoni, diretor-executivo da Visa Consulting Analytics.
O executivo ainda ressaltou que esse é um ponto relevante, já que comprova a importância manter os investimentos em tecnologia, inovações e nas operações digitais. “Seja oferecendo mais segurança, comodidade ou ofertas nesse canal”, completa Pettezzoni.
Fonte: Mercado & Consumo