Criada pela startup Izio, traz sugestões de quantidades a serem consumidas de cada produto, podendo favorecer também a imagem dos supermercados. Veja como trabalhar essa ideia na sua loja
Ajudar o consumidor a comprar a quantidade ideal de produtos da sua cesta pode trazer benefícios em imagem para os supermercados e também na gestão dos estoques. Pensando nisso e na superestocagem do consumidor no período de quarentena, a startup Izio , que tem soluções em fidelidade do consumidor e pagamentos, criou uma tabela que mostra a quantidade ideal para os principais itens, considerando lares formados por uma pessoa, duas ou casais com filhos.
Para Luana Souza, head de CX da Izio, a iniciativa ajuda o varejista a identificar em quais produtos é possível evitar promoções e em quais se pode fazer uma comunicação mais adequada para grupos de risco, além de outras decisões. “Isso contribui para os estoques não acabarem e, dessa forma, para o supermercado não ser prejudicado com ruptura e perda de clientes”, afirma.
O cálculo das quantidades ideais dos produtos foram obtidos a partir das soluções da empresa, adotadas por supermercados como Guanabara , D’Avó , Andorinha , Hiper DB , entre outros. “Usamos nosso sistema de segmentação de persona, separando pelo gênero e hábito de compra nos últimos 6 meses. A partir disso, fizemos uma média conforme as compras efetuadas”, explica Luana.
Entre as constatações dessa análise, a Izio confirmou, por exemplo, que a maioria dos jovens adultos solteiros e que moram sozinhos adquirem pontualmente os produtos. “Por essa razão, eles realmente não sabem o quanto levar de cada item para durar por mais tempo”, ressalta a executiva.
Segundo a head de CX da Izio, a tabela pode ser enviada aos shoppers por WhatsApp, e-mail ou SMS. Já para a loja física, diz Luana, é possível imprimir e colocar em locais estratégicos do supermercado, principalmente próximo dos itens que constam no levantamento ( clique aqui e baixe a tabela ).
FONTE: Reportagem SA Varejo